MAPA- Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial

MAPA
Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial

Consiste, como o próprio nome já diz, na monitorização contínua da pressão arterial por um pequeno equipamento que, acoplado à cintura do paciente, o acompanha por um período de 24 horas, durante suas atividades habituais, inclusive monitorando o período de sono noturno. Permite assim que seja acompanhado o comportamento da pressão arterial do indivíduo em um dia normal de sua vida.

Exame totalmente indolor, apesar de poder causar certo incômodo.

É também conhecido como Holter de Pressão Arterial (PA) ou MAPA.

 

A monitorização ambulatorial intermitente e não-invasiva da pressão arterial é uma ferramenta que pode ser útil para pacientes selecionados. O interesse no método aumentou por causa dos erros e da variabilidade das medidas casuais e devido à hipertensão do avental branco.

A pressão arterial ambulatorial pode ser útil na hipertensão do avental branco, na hipertensão limítrofe e na resistente à terapêutica. A instalação do aparelho exige um técnico treinado para ajustar e calibrar o equipamento e instruir o paciente. Os valores de pressão arterial e de freqüência cardíaca obtidos precisam ser analisados, levando-se em consideração as atividades dos pacientes.

Observações da curva diária, das médias das 24 horas e subperíodos de vigília e sono, e a carga pressórica são os principais itens a serem interpretados. A média da pressão arterial de 24 horas acima de 134-139/84-87 mmHg é indicativa de provável hipertensão. Carga pressórica maior do que 40% está associada a lesão de órgão-alvo. Queda da pressão arterial deprimida durante o sono é observada em diversas situações, mas, mais importante, está associada com lesões de órgãos-alvo.

A monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) também é uma ferramenta importante na avaliação da farmacodinâmica e da eficácia clínica de drogas anti-hipertensivas durante seu desenvolvimento. Além disso, o método ajuda os médicos na prática clínica na avaliação do controle da pressão arterial em diversos subgrupos de pacientes hipertensos.

 

Rua 1124, nº 469 Setor Marista - Goiânia - GO - CEP: 74-175-080
(62) 3281-3837 | contato@imcc-cardio.com.br